segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Município de Jati ja tem 99% do seu Rebanho Bovino vacinado contra Febre Aftosa‏

Faltando uma semana para o fim da entrega das declarações de vacina contra a febre aftosa, o Ceará já vacinou 83% do rebanho, na segunda etapa da campanha realizada em novembro. É o que indica o relatório divulgado no fim da manhã desta quinta feira, pela ADAGRI. O número sugere que o produtor deixou para vacinar e declarar a vacinação para última hora.
O município de Jati já atingiu 99,21% do seu rebanho vacinado devendo atingir os 100% até o final da semana.
Vale ressaltar que o município de Jati foi o primeiro a atingir a meta estabelecida pelo MAPA juntamente com Brejo Santo, Barro, Aurora, Mauriti, Penaforte e Porteiras passando dos 90%.
Dos 184 Municípios Cearenses, 82 estão com as taxas de vacinação abaixo de 80%. O índice mais baixo está em Banabuiu. Apenas 53,74% do rebanho foi vacinado, seguido de Itapipoca (53,83%) e Pindoretama (53,93%). Miraima (59,72%) e Jijoca de Jericoacoara (63,8%) também preocupam.
É importante lembrar que o produtor que vacinou seu rebanho, mas não declarou a vacina, terá seus animais considerados não vacinados. Após a compra da vacina, que deveria ter sido feita até o dia 30/11, o produtor tem 15 dias para declarar.
Quem não comprou e não vacinou bovinos e bubalinos pagará multa de R$ 13,43 por cabeça, comprará a vacina com autorização da ADAGRI, que custa em média R$ 2,00 e vacinará o rebanho com a presença de um servidor da Agência. O produtor que não cumprir a lei, não receberá GTA (Guia de Trânsito Animal) e ficará proibido de comercializar os animais dentro e fora do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário