quarta-feira, 7 de março de 2012

INAUGURADA CEASA CARIRI


Com uma grande festa foi inaugurada na noite dessa quinta-feira (23) a Ceasa Cariri, O equipamento recebeu investimento de aproximadamente R$ 11 milhões. Desse total, o Governo do Estado participou com 42,7% do investimento, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com 45,7% e o Ministério do Desenvolvimento Agrário com 11,6%. Localizada em Barbalha, a Ceasa Cariri atenderá ao produtor da região e suprirá em sua primeira etapa as necessidades de abastecimento de 33 municípios. A localização estratégica, à margem da rodovia que liga o município de Barbalha à Juazeiro do Norte, garante o abastecimento não apenas da Região, mas também de outros municípios cearenses e dos estados do Pernambuco, Bahia, Piauí e Paraíba.
O prefeito Arlindo Rocha e o secretário de Governo kael Rocha cumprimentaram o governador juntamente com os deputados federais Arnon Bezerra, Manoel Salviano, Raimundão e José Guimarães além dos prefeitos da região do Cariri e secretários de Estado.
Segundo o governador Cid Gomes a Ceasa Cariri é um divisor de águas na agricultura da região do Cariri, já que o Ceará é referência na exportação de rosas, maça, figo então com técnicas bem definidas e orientando o nosso agricultor cearense “o grande desafio pra gente melhorar a renda das pessoas que sobrevivem do setor primário e a comercialização dos produtos na Ceasa vai permitir isso que o pequeno agricultor possa melhorar sua renda sem a participação de atravessadores” disse o governador.
Para finalizar o governador falou sobre a vinda da presidenta Dilma ao Cariri para visitar as obras da transposição do rio São Francisco, disse que boa parte das obras estão adiantadas e outras estão um pouco atrasadas já que alguns trechos terão que ter alguns aditivos, onde será feito um novo calendário para as obras e assegurou que até 2014 as águas do São Francisco cheguem no município de Jati, para juntar-se ao eixão das águas que até o final do ano as obras serão licitadas através da parceria Estado e Município.
Segundo o prefeito Arlindo Rocha a chegada da Ceasa vai fortalecer a agricultura familiar da Região do Cariri onde os produtores da agricultura familiar irão comercializar seus produtos com mais facilidade, e com a chegada das águas do rio São Francisco ao município de Jati a agricultura daquela região terá um impulso significativo disse o prefeito Arlindo Rocha.

  Por Olivanice Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário