terça-feira, 12 de julho de 2011

FESTA DE SENHORA SANT`ANA

FESTA DE SENHORA SANT`ANA

JATI – CEARÁ

A Festa do Pau da Bandeira, ou traslado (do pau da bandeira), é o ponto inicial dos festejos alusivos a Senhora Sant`Ana, padroeira de nossa querida Jati.

A Festa de traslado do Pau da Bandeira de Senhora Sant`Ana em Jati-Ce, teve início no ano de 1970, com a chegada do então, Padre Nicodemos Benício Pinheiro, 1º vigário de Jati, hoje Mons. Nicodemos. A princípio os proprietários de terra faziam à retirada do pau em suas propriedades e traziam para a cidade, juntamente com a comunidade católica com grande festejo, fogos, banda cabaçal e etc. Com o passar dos anos o movimento foi crescendo, tomando maiores proporções, em meados dos anos 1990, quando por vários anos saia da propriedade do Sr. Joaquim Gervásio, sob a responsabilidade do então vereador Naldinho, que acompanhado do Padre Nicodemos e sua equipe faziam o traslado do pau, vindo do Sítio Beleza, que anos depois passou a sair do Posto de Combustível, situado a beira da BR 116, sendo que o movimento sempre aconteceu com muita animação pela população de Jati e também os visitantes.

Contudo, a Festa do Pau da Bandeira de Senhora Sant`Ana de Jati, virou tradição e anos mais tarde, com a chegado do 2º vigário de Jati, Padre Frei Antonio José do Nascimento Neto, impulsionado pelo apoio dado pela atual Administração Municipal, quando a mesma reorganizou uma equipe para manter a tradição do traslado do Pau da Bandeira de Senhora Sant`Ana e daí a festa tomou repercussão na região. Com a organização da Administração Jati pela Paz e parceria do Padre Antonio José, no de 2005, a Festa do Pau da Bandeira passou a sair da Fazenda Sabonete, de propriedade do Sr. Edmilson Vidal, homem de reconhecida devoção a Senhora Sant`Ana nossa padroeira. A Festa do Pau da Bandeira aconteceu na Fazenda Sabonete do ano 2005 até ano passado (2010) e esse ano de 2011, vai mudar de local por motivo de saúde do então anfitrião Sr. Edmilson Vidal, mas a equipe com muito orgulho e gratidão presta uma homenagem ao Sr. Edmilson Vidal, pedindo a Senhora Sant`Ana que interceda de Deus, bênçãos de saúde e paz ao mesmo.

E a Festa continua com muito entusiasmo e alegria, próximo sábado dia 16 de julho de 2011, a partir das 13h, começa lá na ONG MATULÃO, a Tradicional Festa do Pau da bandeira de Senhora Sant`Ana, nossa excelsa padroeira, com muito forró, comidas típicas e muito mais, você é nosso convidado especial. As 16h iniciamos o traslado do Pau da Bandeira, partindo do Parque Matulão, seguindo pela estrada do calçamento novo, sentido Rodovia CE, Belmonte/Jati, continua na Rodovia até a cidade, chegando a rua Manoel Leobino, indo até a Matriz de Senhora Sant`Ana.

O Presidente da ONG MATULÃO, Kael Rocha e equipe, se congratulam com os fiéis e devotos de Senhora Sant`Ana e povo em geral, e os convoca para celebrarmos mais um vez, um momento de muita fé, tradição e alegria de nosso povo.

Um abraço a todos!!!

Jati-Ceará, 16 de julho de 2011.

Equipe do Pau da Bandeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário